A análise de cor aparente conforme Standard Methods:

A análise de cor aparente conforme Standard Methods:

A cor aparente nas águas superficiais e subterrâneas resulta principalmente da presença de matéria orgânica natural, particularmente da matéria húmica aquática. A matéria húmica consiste em ácidos húmicos e fúlvicos; ambos causam uma cor amarelo-marrom.

Os ácidos húmicos dão uma cor mais intensa, e a presença de ferro intensifica a cor através da formação de humatos férteis solúveis. Partículas suspensas, especialmente partículas de tamanho coloidal, como argilas, algas, óxidos de ferro e manganês, conferem às águas uma aparência de cor.

Águas residuais industriais podem conter ligninas, taninos, corantes e outros produtos químicos orgânicos e inorgânicos que causam cor aparente. Os materiais húmicos e a cor aparente causada por estes materiais são removidos do abastecimento de água potável por razões estéticas e de saúde porque podem ser precursores na formação de subprodutos de desinfecção. A cor aparente também é removida para tornar a água adequada para aplicações industriais.

A cor aparente é determinada pela comparação visual da amostra com concentrações conhecidas de soluções coloridas. O método de medição de cor de cobalto-platina é o método padrão, sendo a unidade de cor aquela produzida por 1 mg de platina/L na forma do íon Cloro Platina.

A proporção de cobalto para platina dada corresponde à cor aparente das águas naturais. O método platina-cobalto é aplicável às águas brutas, às águas potáveis, águas residuais, domésticas e industriais. O método platina-cobalto é aplicável às águas brutas, às águas potáveis, às águas residuais, domésticas e industriais.

Tome certos cuidados ao reportar o valor da cor aparente, tais como: 

  1. Ao reportar um valor de cor, especifique o pH no qual a cor é determinada. Para fins de pesquisa, ou quando os valores de cores devem ser comparados entre laboratórios, determine a resposta de cor de uma determinada quantidade de água em uma faixa de valores de pH. 

  2. Cor Aparente é realizado pelo método da comparação visual, portanto, nada de usar espectros para essa determinação, o correto é realizar a determinação por meio dos Tubos de Nessler conforme orienta a metodologia SMWW, 23ª Edição, Método 2120B.

Tem dúvidas quanto à escolha do método de cor ideal para suas amostras?
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!

LABB – Análises Ambientais
Compromisso com a excelência e a qualidade.