Você sabe o que são Sólidos Sedimentáveis?

Você sabe o que são Sólidos Sedimentáveis?

Os Sólidos Sedimentáveis são os materiais em uma amostra que pode sedimentar e permanecer em suspensão durante determinado período. Podem ser incluídos nesta classificação material floculado, dependendo da técnica utilizada. 

Os Sólidos Sedimentáveis em águas superficiais e salinas, e em resíduos domésticos e industriais, podem ser determinados e reportados com base em volume (mL/L).


 

Como o teste deve ser realizado?

O teste, conforme metodologia Standard Methods, consiste no enchimento de um cone ou o cilindro graduado até a marca de 1 litro. O analista deve aguardar o período necessário conforme metodologia, depois, levemente agitar a amostra perto dos lados do cone com uma bastão de vidro. 

Na sequência, deixar a amostra assentar por mais um tempo (conforme o método) e registrar o volume de sólidos sedimentáveis no cone como mL/L. A análise possui Holding Time de 48 horas após a coleta.

Clique aqui e saiba o que é holding time

https://www.instagram.com/p/CMDgckyF2KN/)

Vale ressaltar que, para uma análise conforme e coerente, todos os equipamentos utilizados devem estar calibrados. 

Por que devo monitorar os sólidos sedimentáveis?

Os Sólidos Sedimentáveis podem ser considerados indicadores de poluição e estão presentes em diversas especificações (legislações). 

Eles devem ser monitorados com certa periodicidade visando atender as normas vigentes. Além disso, este parâmetro pode ser utilizado como indicador de um bom tratamento de efluentes.

O LABB - Análises Ambientais possui a análise de sólidos sedimentáveis em seu escopo sob a metodologia de referência SMWW, 23ª Edição, Método 2540F. Entre em contato conosco e saiba mais!