Segunda sem carne

Segunda sem carne

A segunda sem carne é uma campanha de abrangência mundial. Lançada nos Estados Unidos em 2003, o movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ganhou destaque quando o ex-Beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia ao lançar a campanha na Inglaterra, acompanhado pela filha, a estilista Stela McCartney.

Experimente e descubra novos sabores

Um dia por semana, tire as carnes (vermelha e branca) do seu cardápio e reduza o impacto do consumo exacerbado de carnes no meio ambiente, na sua saúde e na vida dos animais.

Por que aderir?

A cada segundo, uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é desmatada para produzir carne de boi equivalente a 257 hambúrgueres. Uma dieta sem carne diminui em 31% a morte por infarto e 50% o risco de contrair diabetes, entre outras doenças.

Criados para o abate, os animais levam uma vida de sofrimento, medo e privação. Um quilo de carne custa 10 mil m2 de floresta desatada, 15 mil litros de água doce limpa, 10 kg de proteína vegetal (milho, soja, etc), emissão de gases estufa diretamente na atmosfera, descarte de detritos tóxicos, fármacos e efluentes em rios e mares. Já a criação de gado é responsável por 18% do efeito estufa, ao passo que o transporte corresponde a 13%.

O consumo de carnes como é feito hoje é insustentável.

O que fazer?

Mudar padrões de consumo! Uma vez na semana, não coma carnes. “Hoje, passar um dia da semana sem carne é a mudança mais importante que cada um pode fazer, pois atinge de uma só vez, o cerne dos problemas políticos, éticos, ambientais e sociais. É uma mudança que afeta não apenas as mudanças climáticas como também melhora a saúde, provê tratamento mais ético aos animais, combate a fome global e colabora com o ativismo político e comunitário”, declarou Paul McCartney.

PARTICIPE VOCÊ TAMBEM DESSE MOVIMENTO!