Você sabe o que é a análise de cianobactérias?

Você sabe o que é a análise de cianobactérias?

As cianobactérias pertencem a um grupo de organismos que surgiram no planeta há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Durante 270 milhões de anos as cianobactérias dominaram, em um período que ficou conhecido como o Período das Cyanophyceae (Pré-Cambriano).

Águas eutrofizadas oferecem os requisitos para haver floração aumentando as chances estatísticas de aparecimento de cianobactérias, inclusive as tóxicas.

Há alteração substancial das características das comunidades e do ecossistema e, por seu potencial tóxico, esses organismos causam conseqüências danosas à integridade ambiental e à saúde pública. 

Essas florações são resultado da interação de fatores físicos, químicos e bióticos, evidenciados por crescimento explosivo - florações - de poucas espécies, freqüentemente as menos exigentes a gás carbônico. O problema para a saúde pública e ambiental relaciona-se à liberação das toxinas que sempre ocorre após a lise celular, devido ao uso de algicidas, ao estresse celular ou à senescência.

As cianotoxinas - neurotoxinas, hepatotoxinas e endotoxinas (lipopolissacarídeos) não causam os mesmos efeitos nos diferentes organismos que as ingerem. Para análises quantitativas e qualitativas das amostras fitoplanctônicas são necessárias rotinas laboratoriais, que têm início desde a coleta, estocagem, sedimentação e identificação das espécies ao microscópio. Em câmaras de sedimentação apropriadas é possível contar e identificar os organismos em questão.

No Brasil têm sido registradas ocorrências de florações de cianobactérias e a preocupação tem aumentado significamente após o caso de Caruaru (PE). Como é difícil prever as florações de cianobactérias potencialmente tóxicas, alguns métodos laboratoriais, como bioensaios, HPLC, CG, ELISA, têm sido de grande ajuda na determinação das cianotoxinas, o que possibilita que as empresas abastecedoras de água tomem as providências cabíveis, quanto ao abastecimento da população e cumprimento da Portaria GM/MS 888/2021.

O LABB - Análises Ambientais é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para Cianobactérias – identificação e quantificação (contagem de células) sob número CRL 0692 com base na metodologia normalizada Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 10200F. 23nd.ed. 2017.

Realize sua análise de cianobactérias conosco! 
Clique aqui e solicite seu orçamento!