Você sabe o que é Nitokra sp.?

Você sabe o que é Nitokra sp.?

A Nitokra sp. é um Copépodo Harpacticoid, estes possuem representantes de espécies marinhas de água doce e estuarinas com tolerância a diferentes salinidades.

Você conhece a espécie Nitokra sp.

O organismo-teste Nitokra sp. é um copépodo harpacticoid (Filo Arthropoda; subfilo crustacea), Considerado um animal da meiofauna, em que é caracterizado por ser de uma comunidade específica de invertebrados marinhos bentônicos móveis, distintos do macrobentos por ser de tamanho pequeno.

Constituem uma parte importante na dieta dos organismos marinhos (peixes e outros crustáceos) e são representantes do habitat marinho, ocorrendo em ambientes estuarinos.

Utilizados em testes toxicológicos em matrizes como: sedimento marinho, água intersticial e água salobra. As principais vantagens da utilização desse organismo-teste são:

A resistência às variações de salinidade, relevância ecológica, representatividade desse organismo na comunidade bentônica estuarina, ciclo de vida completo no sedimento e de curta duração e hábitos que favorecem a interação com o sedimento e a sensibilidade a diversos contaminantes.

Os ensaios podem ser crônicos, em que a matriz utilizada é o sedimento e o parâmetro analisado é o sucesso reprodutivo das fêmeas. E o ensaio agudo, em que as matrizes utilizadas deverão ser líquidas e o efeito observado é a letalidade sobre os organismos-teste expostos em relação ao controle, sob as mesmas condições de ensaio.

O LABB- Análises Ambientais é o único laboratório no país que possui acreditação junto ao INMETRO para o ensaio de Ecotoxicidade com Nitokra sp - ensaio de toxicidade crônica em amostras de SEDIMENTO e SOLO.

Para mais informações sobre os ensaios, coleta e preservação de amostras e demais esclarecimentos entre em contato conosco.

Referências: LOTUFO & ABESSA, 2002; WANDENESS, 2009 e FENILI, 2012