Conheça a análise de Fitoplâncton

Conheça a análise de Fitoplâncton

O fitoplâncton é composto por organismos unicelulares microscópicos com capacidade fotossintética, que vivem em suspensão na coluna de água e que podem ser solitários ou coloniais, de dimensões inferiores a 1 µm até colônias maiores do que 500 µm.

O fitoplâncton abrange um conjunto de algas e cianobactérias diversificado do ponto de vista taxonómico, morfométrico e fisiológico, que apresentam diferentes requisitos e respostas a parâmetros físicos e químicos, como a luz, a temperatura, a alcalinidade e a concentração de nutrientes.

A identificação da comunidade Fitoplanctônica e quantificação são de grande interesse para avaliar as condições ecológicas de um ecossistema aquático, prevenir ou controlar situações indesejáveis ou incompatíveis com a finalidade de utilização de um determinado manancial e, inclusive, para o desenvolvimento de culturas de interesse econômico, como a piscicultura.

O método a ser utilizado para análise do fitoplâncton depende do objetivo que se pretende alcançar. Algumas análises têm o objetivo de determinar a composição da comunidade fitoplanctônica e avaliar suas concentrações relativas.

Em outros casos, é suficiente a identificação da espécie dominante que pode estar causando problemas, como por exemplo, produção de sabor e/ou odor desagradáveis ou obstrução de filtros. Nestas situações, uma avaliação qualitativa é suficiente. Em estudos de monitoramento, diagnósticos ou ecológicos, quando se deseja comparar locais ou diferentes épocas do ano, é importante uma análise quantitativa.

Informações sobre a temperatura da água, turbidez, pH, oxigênio dissolvido e nutrientes são valiosas e podem facilitar a interpretação dos resultados sobre a comunidade propriamente dita.

O LABB - Análises Ambientais possui em seu escopo de análises a identificação e quantificação de organismos fitoplanctônicos, tendo como base a metodologia Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 10200F. 23st edition. 2017.