Você sabe o que é epicloridrina?

Você sabe o que é epicloridrina?

A epicloridrina, composto altamente reativo, é um epóxido organoclorado com odor pungente similar ao alho e ao clorofórmio. Este composto é usado na produção de glicerol, plásticos, adesivos, resinas epóxi e elastômeros, é também irritante, moderadamente tóxico e cancerígeno. 

Seguindo uma tendência mundial, a nova PORTARIA GM/MS Nº 888 para as águas de consumo humano incluiu em sua última revisão o monitoramento deste composto em amostras que devem ser coletadas, preferencialmente, em pontos de maior tempo de detenção da água no sistema de distribuição.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a epicloridrina é um composto de difícil detecção e infelizmente ainda não possui meios comprovados de tratamento para sua remoção. 

Durante a fabricação dos coagulantes poliméricos à base de epiceídrina, uma pequena quantidade de epicloridrina pode permanecer nos auxílios coagulantes como uma impureza. Quando esses auxílios coagulantes são usados no tratamento da água, há um potencial para que a epicloridrina residual seja introduzida na água. 

A água tratada também pode conter epicloridrina devido à contaminação da água bruta de outros usos de epicloridrina e por causa da lixiviação de componentes e materiais à base de epicloridrina usados no tratamento, armazenamento e distribuição de água potável.

Para estar em conformidade com a nova PORTARIA GM/MS Nº 888, os valores de Epicloridrina (CAS Number - 106-89-8) devem ser menores que 0,4 ug/L.

O LABB – Análises Ambientais já realiza a detecção da Epiclorodrina em amostras de água para consumo humano, águas brutas e outras matrizes ambientais.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!
Clique aqui e solicite seu orçamento.